As empresas portuguesas investem menos de 2% da sua faturação em marketing

 

Um estudo executado pela ActionCOACH – empresa especialista em business coaching concluiu que 84% dos empresários, em Portugal, investem menos de dois por cento da faturação em marketing. A pesquisa analisou 130 empresas nacionais de diferentes setores, como o consultoria, hotelaria e restauração, transportes e do setor de tecnologia. Destas, mais de 18% não colocam em prática estratégias de marketing e 55%, mais da metade, não possuem uma equipa responsável pela área comercial.

Contudo, 55% dos gestores inquiridos definem que as estratégias de marketing utilizadas em seus negócios são “digitais”, porém não definem se possuem área especializada neste setor dentro das suas organizações. Em relação ao customer relationship management os resultados são variáveis: 24% das empresas contatam “sempre” os seus clientes para obter feedback a categorizar o serviço oferecido, 23% nunca contatam, 19% sondam a opinião dos clientes uma vez ao mês e 18% fazem no anualmente.

A amostra da pesquisa é composta por micro e pequenas empresas, estas representam 99% do universo empresarial no país. Destas, 57% empregam menos de 10 colaboradores e 80% apresentam movimentações financeiras inferiores a dois milhões de euros.